Argentina e Uruguai tomaram medidas significativas para facilitar o fluxo de pessoas e cargas com destino ao Rio Grande do Sul, em resposta às devastadoras chuvas que assolaram o estado, causando inundações e perdas significativas.
A Argentina, por meio de uma solicitação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), isentou os transportadores brasileiros da necessidade de porte da licença especial de trânsito para veículos novos por um período de 30 dias. Esta decisão vem após falhas técnicas no Detran/RS, que impediram a emissão da licença necessária. O Uruguai, por sua vez, facilitou os procedimentos nos pontos de entrada e saída do país, aceitando apenas passaporte ou RG como documentos válidos, sem a possibilidade de usar a CNH.
Ambos países também deram tratamento prioritário para os pedidos de entrada de donativos, apoiando a prestação de assistência à população atingida pela calamidade. No Brasil, veículos transportando donativos são dispensados de procedimentos de fiscalização e pagamento de pedágio em rodovias federais privatizadas, garantindo agilidade no transporte da ajuda.
Este movimento de solidariedade é parte de um esforço maior, com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional do Brasil mantendo contato com ministros e autoridades do Mercosul para coordenar a resposta à calamidade, com ênfase em serviços hidrometeorológicos e alertas antecipados.