Dois ocupantes de um carro foram atendidos pelo Corpo de Bombeiros de Itaúna após o veículo Fiat Pálio colidir com uma composição férrea na noite de sexta-feira (24), no bairro Vila Vilaça. Segundo relato do condutor do carro, a locomotiva emitiu sinal sonoro muito próximo ao cruzamento, resultando na colisão lateral.
A VLI, concessionária que administra a linha férrea, afirmou em nota que, no momento da passagem da composição, o maquinista notou a presença do veículo e imediatamente adotou todos os procedimentos de segurança, como a redução da velocidade e alertas sonoros, mas não foi possível evitar o choque.
No Fiat Pálio havia duas vítimas, o condutor e uma mulher, ambos com idades aproximadas de 30 anos. Apesar do susto, eles não se feriram. A VLI emitiu a seguinte nota sobre o incidente:
“A VLI informa que registrou, na sexta-feira (24), uma ocorrência próxima à passagem de nível do gás, em Itaúna (MG), por volta de 20h30, quando um motorista tentou cruzar a linha férrea no momento da passagem de um trem. A companhia esclarece que o trecho está com sua sinalização em conformidade com o que determina a legislação e que, no momento da passagem da composição, o maquinista notou a presença do veículo e, imediatamente, adotou todos os procedimentos de segurança, como a redução da velocidade e alertas sonoros, mas não foi possível evitar o choque.
A VLI lamenta o registro e orienta motoristas e pedestres a sempre respeitar a sinalização e o aviso de “pare, olhe e escute” antes de atravessar uma linha férrea. Conforme indica o Código de Trânsito Brasileiro (art. 29), a composição ferroviária tem preferência de passagem nesses cruzamentos.”