O primeiro pedágio sem cancela de Minas Gerais começará a operar a partir da meia-noite do dia 4 de junho de 2024. Localizado no km 12,7 da MG-459, em Monte Sião, no Sul do estado, o sistema freeflow permite a passagem de veículos em fluxo contínuo, sem a necessidade de paradas para pagamento.
Administrado pela EPR, responsável por outras oito rodovias na região, este pedágio utiliza uma tecnologia avançada para cobrança de tarifas, que pode ser feita por meio de etiquetas eletrônicas (TAG) instaladas nos para-brisas dos veículos ou pela leitura das placas. Os sensores no pórtico identificam a placa e as características do veículo, como altura, largura, comprimento e número de eixos, mesmo em condições de baixa visibilidade.
O secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, destaca os ganhos significativos para a mobilidade, segurança viária, redução de custos e impacto ambiental. Para os usuários, os principais benefícios são a otimização do tempo e a comodidade, com a possibilidade de pagar a tarifa em até 15 dias e várias opções de pagamento.
Antes do início da cobrança efetiva, a concessionária iniciou a “Marcha Branca” no último sábado (25/5), um período de teste em que os veículos podem passar sem pagar, permitindo que os motoristas se familiarizem com o novo sistema.
Como Efetuar o Pagamento no Pedágio Sem Cancela:
Para facilitar o pagamento, recomenda-se que os veículos tenham a etiqueta de cobrança eletrônica (TAG) instalada no para-brisa, permitindo faturamento automático e descontos de até 72% na tarifa para veículos leves. O Desconto de Usuário Frequente (DUF) oferece reduções progressivas na tarifa a partir da segunda passagem no mesmo mês, com valor fixo de R$ 2,56 a partir da 30ª passagem.
Para quem não possui a TAG, o pagamento pode ser realizado em até 15 dias após a passagem pelo pórtico, tanto no site da EPR Sul de Minas quanto pelo aplicativo EPR Rodovias Freeflow, disponível para Android e iOS. Também é possível pagar presencialmente com cartão ou Pix nos totens EPR e nas praças de pedágio da EPR Sul de Minas.
Caso o pagamento não seja efetuado no prazo de 15 dias, a evasão de pedágio será caracterizada como infração de trânsito, resultando em multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.
Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a EPR Sul de Minas pelo número gratuito 0800 290 0459, disponível 24h por dia.