Na manhã desta sexta-feira, 14 de junho de 2024, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), através do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Regional de Passos e da 2ª Promotoria de Justiça de Passos, em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), deflagrou a 2ª fase da Operação Vicário. Esta operação visa investigar e reprimir crimes de organização criminosa, furto, roubo, adulteração de sinais identificadores de veículos, crimes contra a fé pública e lavagem de dinheiro.
Nesta manhã, foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e nove mandados de busca e apreensão nos municípios de Passos/MG, Piumhi/MG, Itaú de Minas/MG, Delfinópolis/MG e Fortaleza de Minas/MG. A operação é fruto de uma investigação detalhada conduzida pelo Gaeco e pela 2ª Promotoria de Justiça de Passos, com apoio do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Passos/MG e do 43º BPM de São Sebastião do Paraíso/MG.
Participaram das diligências três promotores de Justiça, dois servidores do Ministério Público e 42 policiais militares, demonstrando a força-tarefa empenhada em desmantelar a organização criminosa. As investigações continuam em andamento para garantir que todos os envolvidos sejam identificados e responsabilizados.