A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) anunciou um plano ambicioso de manutenção preventiva para a região oeste do estado, investindo R$ 29 milhões ao longo de 2024. Este investimento é parte de um esforço mais amplo para aprimorar a infraestrutura e a resiliência da rede elétrica, impactando positivamente cerca de 895 mil clientes.
O plano inclui a realização de 44 mil podas de árvores e extensivas vistorias da rede de média tensão utilizando tecnologias avançadas como drones e equipamentos de termovisão. Além disso, serão substituídos componentes essenciais como cruzetas, postes, isoladores e para-raios, e realizada a limpeza de faixas em 3,7 mil km de redes de distribuição.
Fernando César Gomes, engenheiro do Sistema Elétrico da Cemig, enfatiza que o investimento não só aumentará a confiabilidade da rede, mas também reduzirá as ocorrências que provocam interrupções no fornecimento de energia, especialmente aquelas causadas por condições climáticas adversas.
Além do foco na manutenção, a Cemig também está reforçando parcerias com prefeituras para o manejo da vegetação, crucial para prevenir interrupções durante os meses secos de abril a setembro, quando a empresa planeja intensificar suas atividades de manutenção.
Este investimento em manutenção preventiva faz parte de um plano maior, no qual a Cemig compromete-se a investir R$ 311 milhões em todo o estado, visando aprimorar a qualidade e a confiabilidade do fornecimento de energia aos mais de 774 municípios de sua área de concessão.