Na última quarta-feira (15), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou uma importante apreensão de animais exóticos em Lavras, no Sul do estado, como parte de uma investigação sobre a entrega de animais silvestres via Correios. Durante a operação, foram apreendidas duas cobras-de-milho e um lagarto teiú.
A operação foi conduzida pela equipe de apuração de crimes ambientais, vinculada à Delegacia Regional de Polícia Civil em Lavras, com a colaboração do Departamento Estadual de Investigação de Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema/PCMG), sediado na capital. As informações sobre as encomendas com destinatários no Sul de Minas foram repassadas pela Dema, facilitando a localização dos animais em três endereços distintos.
Os três suspeitos, todos com 19 anos, foram autuados com base no artigo 31 da Lei de Crimes Ambientais, que trata da introdução de espécimes animais no país sem o parecer técnico oficial favorável e a licença expedida pela autoridade competente.
Os animais apreendidos receberam a destinação devida, conforme os procedimentos legais. Na Delegacia de Polícia, os suspeitos confessaram os crimes e, conforme a previsão legal, assinaram um termo de compromisso de comparecimento à Justiça.